quinta-feira, 18 de março de 2010

Mini Croissants

"Primeiro é preciso surpreendermo-nos”, terá dito Daniel Arasse (historiador de arte), e, foi precisamente isso que aconteceu há dias, num lanche das aulas de pintura, quando uma das novas e promissoras colegas (*) nos presenteou com um belo acepipe. Da visão ao tacto e do tacto à boca foi uma questão de segundos. Pude confirmar, uma vez mais, que os meus sentidos não me enganam. Depois de repetir esse gesto, vezes sem conta, pedi a receita só para comprovar que…

Ingredientes:
2 chávenas almoçadeiras de farinha, 1/2 cháv de leite, 50g de margarina derretida, 2 colheres de sopa de azeite ou óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de café de sal fino, 150 g de linguiça, farinha p polvilhar e 1 gema para pintar

Numa tigela amassa-se tudo até a massa descolar, ficando leve e moldável. Faz-se uma bola e descansa 10 minutos. Corta-se a linguiça ao meio no sentido do comprimento e de seguida em pedaços de 3 cm, sensivelmente. Estende-se a massa com o rolo com uma espessura relativamente fina (menos de 0,5 cm). A massa n deve ficar alta para n ficarem massudos, podendo comer-se muitos mais!! Com uma faca cortam-se os triângulos com base ligeiramente superior ao comprimento do palito e altura superior.
Coloca-se o palito na base do triangulo e enrola-se. Põem-se os croissants no tabuleiro polvilhado e pincelam-se com gema ao de leve. Vão ao forno bem quente cerca de 15 minutos; isto é qd estiverem com aquele aspecto apetitoso.
Podem provar-se quentes, saborear-se mornos e se passarem essas barreiras....comer-se frios. Seja como for.... bom apetite!

… nós, homens, brancos, pretos ou mulatos, também podemos dizer: Yes, we can!

(*) Obrigado Graciela

4 comentários:

  1. "Primeiro é preciso surpreendermo-nos" concordo plenamente, mas a surpresa tinha sido muito maior, se tivesses passado por aqui, onde passam os comboios e me tivesses posto os sentidos à prova.
    Confesso que tenho medo de me aventurar, mas fiquei tentada.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Confirmo.
    São realmente muito bons.
    A receita está dada, mas,.....por vezes a mão tem muito que se lhe diga.
    Obrigada Rui, por nos teres divulgado a receita e obrigada Graciela por nos ter dado a provar tão apetitosos croissants.

    M. Dulce

    ResponderEliminar
  3. Penso que todos os que os provam são unânimes quanto ao sabor, mas também posso afirmar que são muito fáceis de confeccionar.
    Olhem que dito por mim ( os que me conhecem sabem o quanto gosto de cozinhar(!))... é mesmo para "meter mãos à obra".
    Obrigada Graciela!
    Any

    ResponderEliminar