segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Confissão da leoa




Mia Couto regressou a Leiria para nos apresentar -“A Confissão da Leoa”- o seu último romance. Enamorados que somos da sua escrita, não poderíamos perder esta oportunidade para o rever, questionar e felicitar. 

Lido de uma assentada, i.e., um pouco à pressa, senti-me preso do princípio ao fim e a  ideia de um puzzle não me sai da cabeça. Um caçador que vai à caça e sai caçado, um escritor que vira caçador, as peças vão encaixando mas falta a última e vamos ter que ser nós próprios a descobri-la.
...

"- Estamos perdidos? – pergunta Gustavo a medo.
- Estar perdido é bom. Significa que há caminhos. O grave é quando deixa de haver caminhos.
- Pergunto se ainda é capaz de encontrar caminhos?
- Aqui, no mato, os caminhos é que nos encontram a nós."

...

"Todos têm medo, medo da vida, medo dos amores, medo até dos amigos. Uns chamam a esse monstro de «diabo». Outros chamam-no de «serpente coxa». O escritor interrompe a longa narrativa:
-Desculpe, meu caro administrador, mas para mim, essa serpente somos nós mesmos."

...

"Afinal, a felicidade e o amor se parecem. Não se tenta ser feliz, não se decide amar. É-se feliz, ama-se."

...

"Pode-se chamar de criança a uma criatura que lavra a terra, corta a lenha, carrega água e, no fim do dia, já não tem alma para brincar?"

...

Se me é permitido vou também fazer-vos uma confissão. A minha mulher nasceu na Beira (Moçambique), como Mia Couto, e adora-o. Ciúmes? Por causa disso??? Eu nasci cá, na Beira Litoral, nem pensar!

:)

Boas Leituras!






20 comentários:

  1. Rui, que privilégio ter Mia Couto tete a tete! Você não teve ciúme, mas confesso, eu morri de inveja!
    Ósculos & Amplexos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acredito que sim... é mesmo um privilégio poder escutar o Mia! :)

      Eliminar
  2. Um homem de corpo inteiro, que não se esconde atrás da sua obra...

    "Pode-se chamar de criança a uma criatura que lavra a terra, corta a lenha, carrega água e, no fim do dia, já não tem alma para brincar?"

    ResponderEliminar
  3. Esta foi a terceira vez que pude trocar umas palavras com o Mia e venho sempre agradavelmente surpreendida com a simplicidade das palavras! Para mim, a sua escrita é pura poesia!

    ResponderEliminar
  4. Não dei conta de ter cá estado. Que pena! Agora um beirão com ciúmes.... JAMÉ!!! Um beirão é um beirão, mesmo sendo do litoral...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Rui, que momento...
    Ciumes? Não acredito. Quando quem amamos está feliz para quê sentir ciumes, não é?
    Eu já li algumas obras dele e gosto muito, confesso que ainda não li (e para pena minha com a falta de tempo que tenho tão cedo não vou ler)o seu último romance. Que coincidencia: numa das minhas visitas à biblioteca ouvi falar que Mia Couto num dia de maio estaria lá, vou informar-me melhor e quem sabe não aproveito para ele me autografar os livros que tenho cá em casa e dar a conhecer ao Manuel mais um escritor em pessoa. O manuel fica muito orgulhoso por conhecer a pessoa que escreve os livros que ele de alguma forma conhece. Já aconteceu, ele trocar umas palavras, tirar foto e pedir autografo ao Luis Sepulveda, que ele conhecia de me ouvir contar-lhe a "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" e ficar emocionado!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Confesso que ultimamente ando a ler pouco... as minhas horas andam a ficar cada vez mais curtinhas... ou então, sou eu que ando a ficar mais lenta...

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. A minha leitura vai em meio livro... mas para mim que sou uma enamorada das palavras, que gosto de as saborear calmamente, Mia Couto nesta obra está particularmente bem a escrever no feminino. Aliás disse-lho no fim, quando me autografou o livro. A simplicidade é um estado de graça, que ele atinge como Mariamar. Há passagens no livro que hoje me fizeram perguntar-lhe como é que um homem consegue chegar, tão bem, ao âmago da alma das mulheres. "Às vezes não há homem nem mulher" - respondeu-me. O que me sugeriu outra pergunta que ficou por fazer: "Há o quê?"

    ResponderEliminar
  8. Decidi que vai mesmo para a minha lista dos próximos livros a adquirir :)
    (um dia gostava de ir a Moçambique por ter amigos que viveram lá quando eram crianças e pelo que me contaram de como era).

    ResponderEliminar
  9. Será um dos próximos a adquirir, definitivamente.
    Que privilégio tiveram.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Oi Rui
    Boa dica , preciso passar por uma livraria .
    Adoro livros, ultimamente leio mais por aqui - fragmentos.
    Mas sinto falta do livrinho aqui do lado.
    Esfriou um pouco, o Outono de manifestando... bom pra se recolher com um um livro desses de Mia Couto.
    abraços

    ResponderEliminar
  11. Lá estive presente, na Livraria ARQUIVO, pois não poderia deixar de o fazer, para poder não só conhecer pessoalmente o grande escritor Mia Couto, mas também para poder trocar algumas palavras com ele, como "MOÇAMBICANA" que sou, não de nascimento mas de vivência, mais do que Portuguesa e a quem lhe confessei esse meu sentimento, aquando do autografar do seu último livro "A confissão da leoa". Ou não fossem as minhas filhas nascidas na cidade natal desse simples e encantador Moçambicano.

    ResponderEliminar
  12. Adoro Mia Couto!
    Tenho de ler.
    Obrigada pela divulgação :)

    ResponderEliminar
  13. Mia Couto é um grande escritor e um comunicador.

    Sinto o mesmo orgulho que o amigo Rui, pelo ser humano que por acaso também é um dos maiores escritores de língua portuguesa.

    Abraço,
    António

    Obrigado pela simpática visita.

    ResponderEliminar
  14. Voltei!

    Esqueci-me de perguntar pelo progresso do quadro. Já está acabado?

    Abraço,
    António

    ResponderEliminar
  15. A confissão da leoa tem alguma coisa a ver com a mulher do Paulo Cristóvão? Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Gosto de o ver,(mesmo na tv) de o ouvir falar, de o ler tudo é bom em Mia Couto!!! Mas, passou-me e não soube da sua ida à Arquivo:(
    O tempo vai sendo tão curto para fazermos tudo o que nos dá prazer....ou serão muitos os chamamentos ---- confesso, que ainda não percebi!!!... :(
    Obrigada pelas suas informações, preciosas (mas esta foi tardia :( lol ....
    Abraço
    helena

    ResponderEliminar
  17. Excelente informação e ...sentido de humor..maravilha! Bj

    ResponderEliminar
  18. Pois também te venho fazer inveja... (risos)
    Conheces Pepetela? Estarei com ele na próxima sexta-feira em entrevista e depois em palestra seguida de sessão de autógrafos de seu último livro: "A sul. O sombreiro". Um abraço e felicitações pela oportunidade de estar com Mia Couto. Ele também estará conosco no Rio Grande do Sul em novembro deste ano.

    ResponderEliminar