segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Melhor é experimentá-lo que julgá-lo..."

Aos vinte anos de idade, vá-se lá saber porquê..., imaginava a “Ilha dos Amores” assim:


Pinhal de Leiria



"Ó que famintos beijos na floresta,
E que mimoso choro que soava!
Que afagos tão suaves, que ira honesta,
Que em risinhos alegres se tornava!
O que mais passam na manhã, e na sesta,
Que Vénus com prazeres inflamava,
Melhor é experimentá-lo que julgá-lo,
Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo."

in "Os Lusíadas", Canto IX  (Luis de Camões)

 ............


(Há coisa de dois meses, encontrei, na Feira de Velharias em Leiria, a 6ª edição do livro “para compreender Os LUSIADAS”, da autoria da minha saudosa professora Amélia Pinto Pais. Ao trazê-lo para casa, atrás de um livro outro livro vem, fui-me à estante e zás, dei comigo a ler essa epopeia. Naquele tempo, falo por mim, não tinha maturidade para entender o Poema, era uma tortura das antigas... hoje, "o antigo" e "o Velho do Restelo", sou eu.)

6 comentários:

  1. Aos vinte anos a paixão tudo transforma. Seria a caruma macia como uma pluma?

    ;)

    O poema de Camões é lindo!

    Abç

    ResponderEliminar
  2. mz:
    Mil vezes a caruma às cócegas e alergias da pluma.
    :)

    Cordiais saudações!

    ResponderEliminar
  3. Pedro Coimbra:
    Ainda há quem vá ao pinhal buscar lenha para se queimar, i.e., para se aquecer.
    :)

    ResponderEliminar
  4. e, sim, podia ser assim, a ilha... é sempre como cada um a imaginar... ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Daniel C.da Silva (Lobinho)
    com o mar ali tão perto...
    :)

    ResponderEliminar